Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O que acontece com as redes sociais após o falecimento?

Publicado por Bruna Carvalho
há 4 anos

Após a triste e trágica morte de Augusto Liberato, conhecido como Gugu, voltou a discussão sobre a Herança Digital, visto que após o seu falecimento o Instagram de Gugu ganhou mais de 1 milhão de seguidores.

Esse crescimento do Instagram após a morte não aconteceu apenas com Gugu, mas também com outros artistas que vieram a falecer esse ano.

Essa situação gerou muitas discussões sobre o destino das redes sociais após a morte do criador do perfil, visto que ainda não há regulamentação jurídica sobre o assunto.

O que acontecerá com a conta ainda está limitado à política de cada uma das empresas, no entanto, há quem defenda que deve haver a exclusão da conta e outros que a família deve herdar o controle e acesso às contas do falecido.

Assim, estaremos diante do direito sucessório da família e em contra partida temos a privacidade do falecido, que será violada quando os familiares tiverem acesso a suas mensagens particulares.

No caso do Instagram, ele autoriza a exclusão da conta após o preenchimento de formulário, como também é possível transformar o perfil em um memorial.

E você o que preferiria, que sua família tivesse acesso e controle total ao seu perfil, incluindo as suas mensagens ou que a sua conta fosse excluída ou transformada em um memorial?

.

.

Para mais artigos acesse: https://www.brunacarvalho.com/artigos

Referências:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI316129,101048-Especialista+aborda+heranca+digital+apos+falecimento+de+Gugu

https://política.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/gugu-ganha-mais-de-1-milhao-de-seguidores-apos-sua-morteecomo-ficaaheranca-digital/

  • Sobre o autorAdvogada Familiarista
  • Publicações34
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-acontece-com-as-redes-sociais-apos-o-falecimento/787935361

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)